Plano odontológico em Fortaleza é com a Unidental

Telefone Unidental: 85 3433.2333
Espaço do cooperado

Blog sua Saúde é Unidental

LÍNGUA GEOGRÁFICA: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

 

trouble-du-gout

A língua, órgão que pode chegar a 10 centímetros de comprimento e que é o músculo mais forte do corpo humano, é de fundamental importância para a saúde geral e bucal e para o sistema fonador.

Atingindo cerca de 2% da população, a língua geográfica, também conhecida como glossite migratória benigna ou glossite areata esfoliativa, deve ser tratado com atenção. O nome popular é atribuído à semelhança das manchas sintomáticas com mapas cartográficos.

Os primeiros sintomas são as áreas lesionadas esbranquiçadas na língua (e na boca em casos mais raros). Além disso, as áreas lesionadas podem estar associadas a fissuras na língua. O distúrbio é, via de regra, hereditário e desenvolvido por reações alérgicas como rinites, asma e urticária. Indivíduos com doenças dermatológicas tem maior tendência a manifestar a língua geográfica. Apesar de não oferecer riscos reais, em casos mais graves, os sintomas devem ser tratados com o auxílio de um especialista.

O principal problema, nos casos mais graves, é a dificuldade na alimentação e na fala. Evitar alimentos cítricos e ácidos ajuda a minimizar os sintomas. Em alguns casos, é inclusive receitado o uso de anestésicos tópicos e anti-inflamatórios para aliviar as dores. É fundamental procurar um especialista para entender a gravidade de cada quadro individualmente. E se você precisar, já sabe onde nos encontrar.

 

últimas

Conheça os Diferenciais Unidental

serviços de saúde bucal de alta qualidade com a melhor relação custo/benefício do mercado.