Plano odontológico em Fortaleza é com a Unidental

Espaço do cooperado

Blog sua Saúde é Unidental

Pré-Natal Odontológico – MITOS E VERDADES

Pregnant woman at dentist before treatment

Muitos mitos e tabus estão presentes no momento da gestação, por isso é necessário esclarecer alguns pontos.

• A mulher perde cálcio durante a gestação – MITO

O cálcio necessário para a formação dos dentes do bebê provém da alimentação da gestante, os seus dentes não participam do processo de captação e nem sofrem qualquer dano.

• A gestação traz consigo cárie e perda de dentes – MITO

A cárie e consequente perda de dentes é provocada pela alimentação desregulada, rica em carboidratos e falta de higiene bucal. Sendo assim, mulheres gestantes ou não gestantes podem ser acometidas de cárie caso não haja uma correta escovação, com uso de fio dental e creme dental com flúor, e visitas regulares ao dentista.

• A gestante não pode fazer raio-X – VERDADE

Os exames radiográficos devem ser feitos com uso de avental de proteção em qualquer paciente, porém deve ser evitado no primeiro trimestre de gestação, e apenas em situações de extrema necessidade.

• É proibido o uso de anestésico em gestantes – MITO

O uso de anestesia nas gestantes é permitido, desde que a substância anestésica usada não contenha vasoconstritores, e por isso o cirurgião-dentista deve ser informado para que possa tomar esse cuidado.

• A periodontite (processo inflamatório de todos os tecidos localizados ao redor dos dentes) pode causar parto prematuro – VERDADE

Os microorganismos presentes na placa bacteriana percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, que é substância hormonal, provocando contrações do útero e acelerando o trabalho de parto.

Por esses motivos recomendamos o pré-natal odontológico com vistas à promoção da saúde bucal da gestante e à prevenção da saúde geral do bebê.

A boca é a porta de entrada de muitas doenças, e, em hipótese alguma, deve ser tratada desassociada da saúde geral. É importante que hábitos saudáveis de higiene bucal e uma boa alimentação sejam adotados desde a gravidez pois o nível de saúde bucal da mãe tem relação com a saúde bucal da criança, para isso o açúcar adicional deve ser evitado já que o açúcar natural dos alimentos é o suficiente. Se a mãe apresentar cárie nesse período o fato está relacionado à mudança da dieta e não à gestação em si.

Para as mulheres em idade fértil e que desejam engravidar é primordial que façam um check-up odontológico. Além disso, estudos científicos mostram que crianças cujas mães apresentam alta concentração de Streptococcus Mutans (A bactéria causadora da cárie) na saliva adquirem essa bactéria mais cedo e em maior número, aumentando o risco de cáries nos dentes de leite.

Prevenir é melhor que remediar, consulte seu dentista!

Ainda não tem um dentista? Conheça nossos planos!

(85) 3433.2333

Fonte: CFO – Conselho Federal de Odontologia

últimas

Conheça os Diferenciais Unidental

serviços de saúde bucal de alta qualidade com a melhor relação custo/benefício do mercado.