A Unidental está sempre preocupada com a sua saúde. E podemos fazer muito pela saúde da sua boca, mas queremos que você sempre tenha motivos para sorrir. Por isso, hoje, vamos falar sobre o Outubro Rosa: é uma campanha mundial para conscientizar as pessoas, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de mama.

Sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ele representa 25% dos casos novos a cada ano, 80% desses casos em mulheres acima de 50 anos. A campanha Outubro Rosa traz o debate para que as pessoas participem desse combate.  Isso demonstra o quanto é fundamental a mulher conhecer seu próprio corpo e possa estar periodicamente se examinando em busca de qualquer anomalia. Assim, pode ocorrer o diagnóstico precoce, o que facilita bastante o tratamento e o trabalho dos médicos, reduzindo os riscos para a paciente.

Este diagnóstico precoce é importante, pois existem vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, enquanto outros são mais lentos. Entretanto, todos eles têm uma mesma origem, a multiplicação de células anormais formando um tumor. As causas são muitas, mas fatores como a idade, genética, hereditariedade, disfunções hormonais e certos comportamentos e fatores ambientais podem aumentar bastante as chances de se desenvolver a doença.

“Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.”

Fazendo também o autoexame, pode-se identificar sintomas como: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2016/09/outubro-rosa-alerta-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama